Administração
Esta resenha faz parte do livro :PENSAR O AMBIENTE:BASES FILOSOFICAS PARA A EDUCAÇÃO AMBINTAL ,que foi organizado pelos autores ISABEL RISTINA DE MOURA CARVALHO ,MAURO GRÜN E RANCHAEL TRAJBER. Resenha da página 205 – 217(Paulo Freire : a educação e a transformação do mundo).
A literatura ,procura sintetizar as discussões sobre Educação Ambiental, como faz Isabel Carvalho (1994) caracteriza como:
[...]ação educativa que deveria esta presente de forma transversal, interdisciplinar: articulando o conjunto de saberes, formação de atitudes e sensibilidade ambientais.
[...] importante mediadora a esfera educacional e o campo ambiental, com os novos problemas gerados pela crise ecológica e produzindo reflexões ,concepções e experiêncicas que visam construir novas bases de conhecimento e valores ecológicos nas futuras gerações.
[...]medição importante na construção social de uma prática político-pedagógica, portadora de novas sensibilidades e postura ética, sintonizada com o projeto de uma cidadania ampliada pela dimensão ambiental.
Paulo Freire fez sua obra, com base a reflexão da ação educativa ,contra a opressão e injustiça social, tendo em vista a construção de uma nova sociedade. Uma vez significativas, porque se possibilitam a conquista de novas visões do mundo, por abordar a totalidade dos sujeitos em sua ação transformadora do mundo.
Sobre Paulo Freire
A pedagogia de Paulo Freire é evidenciada pela publicação de suas obras em várias línguas. Ele nasceu em Recife no ano de 1921, se formou em direito na década de 40 e optou a ser educador, indo trabalhar no SESI , entre 1947 e