A educação ambiental nas escolas
Marlla Cristiane Oliveira Ferreira
Resumo
A crescente utilização do termo Educação Ambiental está vinculada a idéia de degradação ambiental causada pelo homem, que a partir da Revolução Industrial, vem utilizando seus recursos naturais excessivamente, criando uma crise ecológica. A Educação Ambiental surge como prática fundamental para contornar essa crise vivida pela sociedade. Assim surge a necessidade de se conceituar o termo Educação Ambiental e analisar como essa prática esta sendo desenvolvida nas instituições de ensino.
Palavras - chave: Educação Ambiental; Crise ecológica; Ensino formal.
Introdução
O presente artigo trás uma reflexão sobre o conceito de Educação Ambiental. Sendo essa fundamental para o desenvolvimento de uma crítica ao modo de vida a essa sociedade consumista. A constante degradação dos recursos naturais levou a sociedade a uma crise ambiental, que não atinge somente o meio ambiente mais também uma desigualdade social. Diante disso faz-se necessário compreender como a Educação Ambiental esta sendo vivenciada nas instituições de ensino formal.
CONCEITO E APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É perceptível como o termo Educação Ambiental (EA) vem sido utilizado em larga escala nos últimos tempos. Tal diversidade de sua utilização é vinculada a crescente disseminação da idéia de degradação ambiental causada pelo homem. A partir dos primórdios da Revolução Industrial, modificou-se a relação sociedade e natureza, pois o homem deixa de somente contemplá-la e passa a dominá-la tendo a como fonte infinita de recursos naturais. Com a utilização excessiva desses recursos, o discurso da infinitude gradativamente foi substituído pelo discurso da limitação e da carência desses recursos. Ao final dos anos sessenta e início dos anos setenta uma crise ecológica se acentuou sobre a sociedade, devido à crescente degradação dos recursos naturais, poluição dos elementos naturais como: água, ar, extinção de espécies,