Técnico
26/02/2013 AULA 02
Revisão 00
Conceitos Básicos de Desenho Técnico
1. Escalas Gráficas e Numéricas
1.1. Definição No desenho arquitetônico, a necessidade de representar espacialmente objetos e seus detalhes através de desenhos, fez com que surgissem problemas no que trata de suas dimensões frente ao tamanho da prancha (folha de papel) onde é projetado. Desta forma, utiliza-se uma relação entre a dimensão representada do objeto e a sua dimensão real, a qual é apresentada por uma razão entre as unidades da representação e do seu tamanho real denominada de Escala.
1.2. Métodos De Cálculo De Uma Escala Sendo uma relação matemática entre as unidades de projeção em prancha e de seu tamanho real, sempre é possível de o desenho geométrico simbolizar um objeto real em todas as suas dimensões através de uma Escala. A formatação adotada para tal representação é a relação linear adimensional ·,
onde E é a escala, d é a distância gráfica ou de representação do objeto (comprimento tomado no desenho) e D é a sua dimensão real natural (tomado em um terreno, por exemplo). A razão é adimensional (ausência de dimensão) por relacionar quantidades físicas idênticas, contudo, a interpretação do resultado deve sempre relacionar unidades de medida idênticas. Tomando a escala que relaciona 1 unidade de medida em projeção a 100 unidades de medida reais e, tomando como unidade de medida o centímetro, a leitura de um objeto com 5 cm em projeção (desenho), terá dimensões reais de 500 cm (5,0m). Esta relação linear pode apresentar três condições numéricas: Escala de Ampliação: a distância gráfica é maior que a distância real (d > D); Escala Natural: a distância gráfica é igual a distância real (d = D); Escala de Redução: a distância gráfica é menor que a real (d < D).
Observações: a) Dos casos citados acima, no que trata o desenho