a educaçaõ brasileira
O estágio curricular proporcionou momentos de grande reflexão, tornando assim o conhecimento e a aprendizagem e ricos e qualificados para alcançar um salto de qualidade na educação é preciso buscar não só o desenvolvimento e enriquecimento de competências, mas principalmente uma mudança significativa na formação e identidade profissional dos que se dedicam ao oficio de ser professor – gestor.
Após as observações e anotações durante o estágio fica evidente que uma gestão educacional democrática e eficaz depende da humanização do ambiente de trabalho, o respeito às diferenças, o comprometimento, a responsabilidade e a ética, promovendo assim uma educação voltada para a formação do cidadão de amanhã.
O estágio curricular obrigatório I – gestão supervisionado é definido como o tempo de aprendizagem que através de período de permanência alguém se demora em algum lugar para aprender a pratica do mesmo e depois exercer uma profissão.
O trabalho realizado por meio do estágio supervisionado me fez perceber um conhecimento sobre a importância da atuação do gestor para o bom funcionamento de um estabelecimento de ensino e que em um espaço onde há o encontro de muitas vozes, muitos saberes, e de formas diversificadas de entendimento da vivencia em comum muitas vezes esse profissional não é compreendendo por pais, alunos e até mesmo por seus colegas de trabalhos.
E para contornar essas situações isso depende de uma série de fatores complexos dentre eles, a postura ética do gestor, um vez que ele é mediador das relações travadas nesse espaço. As situações vivenciadas pelo gestor muitas vezes depende de seus conhecimentos e de sua postura profissional que em grande parte