A Educa O Nos Espa Os De Intera O Social
A educação é inerente ao ser humano, através dela, o homem encontrou um modo para preservar sua espécie, pois é pelo ato de educar que os atores sociais passam às novas gerações, seus valores, crenças e cultura. Ela é a própria existência humana e está em tudo o que indivíduo faz no seu cotidiano, portanto, ao contrário do que muitos imaginam o processo educacional não é exclusivo do espaço escolar. Brandão (1987) ratifica que não existe um único modelo de educação, a escola não é o único lugar em que ela acontece e o ensino escolar não é a única prática educativa.
O processo educativo que ocorre fora da escola, visa principalmente transformar o homem em cidadão através da interação que ele tem com o meio social, pois à medida que a 7 sociedade se torna mais complexa, a educação deve acompanhar essa evolução, ampliando-se os lugares onde ela é ofertada. Observa-se, portanto, ações pedagógicas não apenas na família e na escola, mas também nos meios de comunicação, em diversos grupos humanos organizados, em instituições não escolares. (LIBÂNEO, 2008)
Não obstante, o reconhecimento da diversidade de práticas educativas, há de se observar também a diversidade do campo do conhecimento que se ocupa em estudar sistematicamente a educação, a pedagogia. Esta pode se subdividir de acordo com o contexto onde tal prática é realizada, como a pedagogia escolar, a pedagogia hospitalar, a pedagogia empresarial, dentre tantas outras.
Entre os diversos espaços de interação social onde há presença de práticas educacionais, estão as empresas, que realiza uma modalidade de educação designada por
Libâneo (2008) como educação não formal. Para ele, esta modalidade de educação “seria a realizada em instituições educativas fora dos marcos institucionais, mas com certo grau de sistematização e estruturação” (LIBÃNEO, 2008, p.31). Todavia, o meio laboral nem sempre foi reconhecido como um ambiente de aprendizagem. O vínculo entre