A Educa O De Jovens E Adultos
A modalidade de educação básica EJA, conforme demonstra na LDBEN, não se concretiza apenas no domínio da alfabetização. Mas vai além, com importância e uma particularidade maior, levando pessoas a ser conscientizadas dos seus direitos civis.
Sendo assim, conforme o PARECER CNE/CEB/2000, estabelece novamente as funções do ensino supletivo constantes e atribui à EJA três funções básicas:
Função reparadora: não se limita apenas à entrada dos jovens e adultos no contexto dos direitos civis, pela restauração de um direito a eles negado, mas direito a uma escola de qualidade, reconhecimento da igualdade, onde todo e qualquer ser humano possa ter acesso a um bem real e social. Assim, é necessário um modelo educacional pedagógico satisfatório para atender as necessidades de aprendizagem dos alunos.
Função Equalizadora: relaciona-se, uniformizar, ou seja, possibilitar à igualdade de oportunidades, oferecer aos alunos introdução no mundo do trabalho e na vida social.
Portanto, a EJA possibilita desenvolvimento e caminhos abertos para o desenvolvimento, efetivando e possibilitando conhecimentos atualizados e futuros. Nessa linha, permitindo que jovens e adultos progridam e troquem experiências e ingressem em novas formas de trabalho e cultura, dando mais direito ao indivíduo.
Função Qualificadora: Permite um desenvolvimento potencial de caráter, podendo ser introduzido no currículo escolar ou não. Fornecer uma educação de qualidade, que é essencial aos jovens e adultos, não ficando só na inércia educacional mas apresentando algo novo, ou seja, diferencial na educação.
Função qualificadora: refere-se à educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano, cujo potencial de