Trab Sociologia
Segundo Wirth é nas grandes cidades, especialmente nas metrópoles, que o urbanismo se expressa de forma mais clara, logo trata se de uma questão de grau e de intensidade, pois, se a cidade é como ele diz, uma concentração de atividades e instituições, como atividades industriais, comerciais, financeiras, administrativas, de transporte e comunicação, de equipamentos culturais e recreativos, de instituições culturais, de saúde, educacionais, religiosas, de pesquisa e de organizações profissionais, quanto maior for a cidade, maior será a presença dessas atividades e instituições.
No seu desafio de tentar definir a cidade, Wirth procura considerar tanto essa diversidade proveniente da reunião de muitas coisas num só lugar. Uma definição sociológica deve ser suficiente para conter quaisquer características essenciais que os diferentes tipos de cidades têm em comum, caso contrário, a definição corre o risco de se alterar a fenômenos físicos como o número de habitantes, e Wirth insiste que a cidade não é apenas uma entidade física, mas um modo de vida. É no desafio de captar dimensões quantitativas e qualitativas que ele chega à definição de cidade como “um núcleo relativamente grande, denso e permanente de indivíduos socialmente heterogêneos”.
A partir dessa definição ele elabora a sua teoria do urbanismo e explica um conjunto de proposições sociológicas que vem dessas características e que só fazem