Paper 1 Leonardo
Marcelo Carvalhal
Discente: Leonardo Vinícius F. Silva
Ourinhos, 22 de maio de 2015
Relação entre a razão de dependência e o desenvolvimento econômico social. Razão de dependência é a relação entre a população economicamente ativa, e a população considerada inativa (entre 0 e 14 anos, e acima de 65), como podemos observar no mapa a maior concentração de população economicamente inativa se localiza nas regiões norte, nordeste e o norte do sudeste, ou seja, regiões que menos se desenvolvem economicamente. Se levarmos em conta também a densidade populacional, percebemos que essas regiões são as menos habitadas.
Essa crescimento de população economicamente inativa idosa se dá a partir do momento em que a espectativa de vida aumenta, graças ao IDH do país. Porém se levarmos em consideração que essa P.E.I. (População economicamente inativa) é muito maior na faixa etária de 0 a 14 anos (essa população jovem é um ônus para o país, até que atinja uma idade em que possa exercer alguma atividade remunerada) nessas regiões, podemos afirmar que isso se deve ao fato de que ainda nessas regiões há uma crescente taxa de natalidade ou de trabalhadores sem um contrato formal de trabalho.
Isso porque após a revolução industrial, nessas regiões em específico não houve uma queda da taxa de natalidade devido a baixa urbanização e a baixa incorporação da mulher no mercado de trabalho, baixo uso de métodos contraceptivos e concientização da população. Como sabemos, crescimento demográfico não quer dizer necessariamente crescimento econômico principalmente para países subdesenvolvidos, pois até que essas crianças atinjam uma idade em que possam exercer uma profissão e gere