A educa o Brasileira
DAMARIS PEDROSA RODOVALHO
TRABALHO INDIVIDUAL
A Educação Brasileira
URUAÇU
2014
FACULDADE SERRA DA MESA
DAMARIS PEDROSA RODOVALHO
TRABALHO INDIVIDUAL
A Educação Brasileira
Trabalho individual, apresentado à Faculdade Serra da Mesa para a disciplina de Didática Geral.
Professora: Ângela Cristina Júlio
URUAÇU
2014
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Paulo Freire mostra a necessidade que o educando precisa para exercer sua autoridade de docente, para isso, é preciso ter responsabilidade, generosidade, competência, conhecimento, etc. Defende também, a necessidade que um educador precisa para exercer sua autoridade com segurança fundada na competência profissional.
Para Freire a pedagogia é centrada em experiências estimuladoras de decisões, igualmente tratada por ele de “politicidade da educação”. Traz a política como algo inerente, ou seja, algo que bloqueia o aprendizado do individuo, distorce a mente e atrapalha a curiosidade.
O educador como um ser político, emotivo, pensante deve sempre revelar o que pensa, mostrando diferentes caminhos e conduzindo o aluno a formar sua própria opinião, o seu próprio conhecimento.
Na proposta pedagógica o professor não deve pensar que sabe tudo e pronto, deve sempre buscar conhecimentos e trazer coisas novas para seus educandos, um bom profissional deve cansar a mente de seus alunos com o pensamento voltado ao aprendizado e não para essa aula é chata. Fica muito difícil desenvolver o aprendizado quando existem pessoas que se fecham ao conhecimento, é neste momento que o pedagogo vira psicólogo, para ajudar o individuo que muitas vezes vai para a escola só para comer e não para aprender, devido serem filhos de pessoas que não tem condições financeiras ou que se drogam, sendo até violentados, agredidos, influenciados pela história de vida. Neste sentido, os profissionais da educação precisam incentivar os educandos a sonhar, crescer, progredir e lutar para alcançar os