TRABALHO COMPLETO
Nomes : Jenifer Motta; André Leixas; Luiz Paulo Ferreira.
Disciplina: Sociologia;
Curso: Engenharia de Produção (3º período);
Profº .: David. Campo Bangu.
Status e Papel
Toda sociedade tem um sistema de status ou posições. Status é a sua localização dentro as sociedade de acordo com seu dinheiro, prestígio e poder – Max weber “poder significa fica a possibilidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra toda residência e qualquer que se a base dessa possibilidade”. Para a sociologia todos tem status ou posição, seja ela rica ou não, pois todo individuo ocupa uma posição mesmo sendo familial ou ocupando algum lugar por sua própria escolha ou não.
Status específico tendem aumentar com a complexidade da sociedade, seja ela social urbana, ocupam uns maiores número de status do que na sociedade tradicionais. Status principal tendem a ser seu status ocupacional ou profissional na sociedade tradicional aristocrática, o status principal das pessoas estão relacionadas com a base no parentesco. Assim, o status principal pode ser adquirido quanto atribuído. O homem como ator social tem um papel dentro da sociedade, o comportamento esperado esta relacionado a status e a sua ocupação, pois caracteriza a sua ação.
O comportamento retém uma posição, mas nem sempre se harmonizam entre si, por exemplo, a mulher esta comprometida como os deveres de dona de casa e como aluna de uma universidade tem as suas obrigações, pois com esse conflito nem sempre conseguira fazer tudo dentro das suas normais sociais.
A participação do indivíduo na sociedade ocorre através das posições que ele ocupa. Todo o processo de socialização ocorre para preparar o indivíduo para participar das unidades, grupos sociais, camadas etc.. Grupo não são apenas para oferecer alguns contatos aos