A divulgação didática da teoria econômica matematizada
Tornou-se cada vez maior o prestígio da Ciência Econômica diante do sucesso da teoria econômica matematizada, axiomática e simbólica. Multiplicaram-se trabalhos como os de contabilidade nacional, planejamento, políticas econômicas de desenvolvimento, equilíbrio econômico, entre outros.
Paul Anthony Samuelson passou a ser um dos primeiros economistas americanos mais conhecidos devido não só à grande divulgação de seus artigos de reformulação matemática da Economia, em revistas de economia matemática que se multiplicavam, tais como a Econometrica, Review of Economic Studies, Review of Economics and Statistics, mas também em outras revistas de Economia. Além disso, seu trabalho “Economics, na introductory analysis”, publicado pela primeira vez em 1948, em Nova York, foi logo em seguida traduzido para diversos idiomas, tornando-se o manual básico mais famoso dos cursos universitários de ciências econômicas no mundo ocidental. Desde 1988, esse manual, com o título de Economia (e sem o subtítulo), foi atualizado por Samuelson em parceria com William D. Nordhaus, um dos jovens economistas mais destacados dos Estados Unidos.
Os veículos de divulgação da teoria econômica matematizada contaram, ainda, com a criação de outras revistas que se impuseram como consulta obrigatória nessa área – International Economic Reviwe (1960), Journal of Economic Theory (1969) , Journal of Mathematical Economics (1974), entre outras.
Aliás, entre as demais ciências sociais, os instrumentos da metodologia quantitativa da Ciência Econômica suscitaram, também, novas abordagens, apesar de criticas e, frequentemente, de ferrenhas oposições.
Bibliografia básica
BARBANCH, A. G. Fundamentos e possibilidades da Econometria. Rio de Janeiro: Fórum Ed., 1970. Cap. 1 (1.1). BUENO, L. F. Curso de Estatística Econômica; introdução. São Paulo: FEA/USP, 1962.