A DIVISÃO DO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
ANANDA MENDONÇA
DEISE MENEZES
TALITA CAROLINE
A DIVISÃO DO TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
SALVADOR - BA
2014
A Divisão do Trabalho e sua Influência na Vida do Profissional de Enfermagem
Com base nas pesquisas e entrevistas feitas, a enfermagem é uma profissão de amplo crescimento no Brasil, a cada semestre se formam enfermeiros dispostos a encarar externas jornadas de trabalho para garantir o seu salário. Neste trabalho, o objeto a ser estudado será a divisão do trabalho na área da enfermagem, que é representada pelas diversas especializações, pela divisão das tarefas, do tempo de trabalho e de suas categorias.
Este objeto foi escolhido por ser um interesse de muitos jovens atualmente e por ser intrigante a forma como cresceu o número de profissionais nesta área. A área da enfermagem pede um profissional mais completo, porém, de acordo com algumas pesquisas existe um elevado crescimento de instituições que oferecem os cursos e por isso existem muitos profissionais desqualificados na área. O problema sociológico definido foi à questão: A crescente divisão do trabalho distancia o enfermeiro do paciente?
Usamos como hipótese a situação atual do enfermeiro, na qual o mesmo possui diversos empregos. Tendo em vista de que, quanto mais rápido for o atendimento, mais dinheiro será acumulado, e isso afeta a subjetividade do trabalhador. É possível identificar que, através da divisão do trabalho em turnos, o enfermeiro que trabalha em vários turnos por dia excede os limites do cansaço colocando em risco a saúde tanto do paciente, quanto dos profissionais. Para averiguar a hipótese e responder a questão sociológica serão feitas entrevistas com estudantes do curso de enfermagem da UFBA e com profissionais da área de enfermagem e pesquisas em anúncios de jornais, a fim de analisar qual o perfil desejado para o profissional. Através das pesquisas feitas