Organologia Vegetal
Mateus Henrique nº:39 2ºano
Organologia Vegetal
Prof: Carlos Eduardo
Introdução:
Este trabalho se trata de Organologia Vegetal, que e a parte da biologia que estuda o conjunto de órgãos que formam um vegetal, são eles: Raiz, Caule, Folha, Flor, Fruto e Semente. O que tem sua importância primordial em descobrir qual o efeito de cada vegetal ou quais podemos ingerir ou usar para tratamentos médicos.
Além desses motivos estudar os vegetais também trouce evolução ao ser humano por meio de novas estruturas e novas utilidades para as plantas como o papel, a madeira na construção de objetos ou edificações e o conhecimento de como eles atuam no meio para conseguir sua própria sobrevivência.
Anatomia Vegetal:
A anatomia vegetal é um ramo da botânica que se dedica a estudar a forma como as células, os tecidos e órgãos das plantasse organizam.
As plantas são seres vivos e por isso sua divisão em partes só tem função de estudo. Mesmo porque qualquer divisão do corpo vegetal é arbitrária. Mesmo a mais simples estudada nas escolas primárias (raiz, caule, folhas, flores e frutos) não pode ser realizada inteiramente porque é impossível dizer onde acaba o caule e começa a raiz, por exemplo. As divisões servem para estudar as partes, mas sempre com o objetivo de compreender o todo.
Raiz:
A raiz é o órgão da planta que normalmente se encontra abaixo da superfície do solo. Tem duas funções principais: servir como meio de fixação ao solo e como órgão absorvente de água, compostos nitrogenados e outras substâncias minerais como potássio e fósforo (matéria bruta ou inorgânica). Quase sempre subterrânea. Há, no entanto, plantas dotadas de raízes especiais, como as