A Diversidade na Educa o Infantil
As crianças desde a infância tem contato e convivem com discursos negativos, que levam a atitudes preconceituosas em sala de aula, família ou comunidade, e que em muitos casos passam desapercebidos. Para lidar com a diferença é imprescindível que as crianças se familiarizem com a diversidade em diversas situações do cotidiano escolar, integrando a temática a prática pedagógica a partir de histórias, filmes, músicas, brinquedos e brincadeiras.
OBJETIVO GERAL
Trabalhar a diversidade no cotidiano da educação infantil
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Valorizar as diferentes raças e gêneros, assim como pessoas portadoras de deficiências;
Observar situações que levam ao preconceito no cotidiano escolar, enfatizando a importância do respeito à diversidade;
Inserir a temática em práticas diárias, como histórias infantis, brincadeiras, brinquedos e músicas;
Trabalhar comportamentos e atitudes visando uma convivência sadia e prazerosa;
Produzir e explorar materiais didáticos que valorizem as diferentes raças, pessoas, deficiências, que mostrem meninos e meninas em situação de igualdade.
A DIVERSIDADE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Na Educação Infantil é fundamental incorporarmos ao cotidiano escolar atividades práticas que levam a diversidade cultural. É um trabalho contínuo e sistemático, que requer um olhar especial do educador no sentido de acompanhar os alunos em suas necessidades e capacidades, explorando as situações que surgem no contexto escolar de forma positiva. Segue algumas sugestões de atividades que trabalham a diversidade em sala de aula.
Brincadeiras de integração e Dinâmicas de grupo
As brincadeiras de integração e dinâmicas de grupo são excelentes ferramentas de trabalho do professor de Educação Infantil. Quase todas as brincadeiras podem ser adaptadas a realidade e ou necessidade do professor em sala de aula. E é através delas que a criança aprende a lhe dar com a diversidade, a conviver com o outro sem