Diversidade
PEDAGOGIA
diversidades: étnica, linguística, de gênero e de classe social.
Convivendo da melhor maneira
Colatina
2013
trabalho interdisciplinar EM GRUPO
Eixo temático: Diversidades: Étnica, Linguística, de Gênero e de Classe Social.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Fábio Luiz da Silva, Lilian Salete A. M. Lima e Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Pâmela Ribeiro Corrêa Dias.
Tutora de sala: Lauricéia Alves Fortunato.
Colatina
2013
APRESENTAÇÃO
A escola deve olhar o ser humano como ele é, singular na sua maneira de aprender e interagir com os outros e a aprendizagem além de depender da estrutura biológica precisa de estímulos que devem ser recebidos desde a infância. Sendo assim cada pessoa é única e possui uma história assim como um conjunto estrutural que o forma: biológico, social e cultural. Frente à diversidade de culturas na sala de aula o professor precisa ter claros os objetivos que pretende alcançar com atividades que oportunize a todos os alunos mais precisa de diferentes estratégias para alcançá-los. A educação para a diversidade envolve atividades de interação em grupo e individual, previamente planejada ou de livre escolha por aluno e /ou professor. Salientando que diversificar significa formar grupos heterogêneos para a troca de experiências e desenvolvimento individual. Segundo Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, midiatizados pelo mundo.”.
Portanto, veremos a seguir como é importante respeitar todos os tipos de diversidades encontradas nas escolas e de forma geral no meio