1 atividade Patrim nio Cultural
Licenciatura em História
Patrimônio Cultural
Prof. Dr. Rodrigo Modesto Nascimento
Centro Universitário Claretiano
Rio Verde
2015
Quando falamos de patrimônio temos a tendência de associá-lo somente ao material como, por exemplo, riquezas que são herdados ou que possuem algum valor afetivo, mas patrimônio não se limita a somente isso vai muito mais além, se refere também aos bens produzidos pelos nossos antepassados, que transforma em memorias coletivas e individuais, o patrimônio possui a capacidade de estimular a memorias das pessoas historicamente vinculadas a ele, e por isso torna-se um alvo de estratégica para sua preservação.
Quando falamos em patrimônio cultural logo associamos o conceito de memoria e identidade, assim entendemos que as memorias e identidades adquirem materialidade quando estão relacionadas ao patrimônio cultural, as memorias são regaste, recuperação e preservação de informações contidas em nossa mente sobre fatos ocorridos no passado, a memoria coletiva se torna responsável pelo patrimônio cultural e também a sua construção esta em transformações constantes.
A constituição da memória é importante porque esta intimamente ligada à construção da identidade. A memória e considerada como algo de muita importância no que se refere à construção de identidades, pois a partir dela, podemos reconhecer os acontecimentos passados e ainda conservar as informações que nos são importantes preservar, tanto na memória individual quanto na coletiva.
A identidade cultural seja de um país ou cidade, se constrói com a memória individual e coletiva, a partir do momento em que a sociedade se dispõe a preservar e divulgar os seus bens culturais forma-se a construção cultural, a construção da identidade é um fenômeno que se produz em referência aos outros, em referência aos critérios de aceitabilidade. Ao entendermos patrimônio como algo que recebemos do passado, vivenciamos no presente e transmitimos as gerações futuras.
A