A ditadura da publicidade na indústria cultural
Curso de Design Gráfico Noturno – 1° Período
Teoria da Comunicação
A Ditadura da Publicidade na Indústria Cultural
Alain Pierre
Daniele Cardoso
Genesis Lima
Gerson Almeida
Helton Silva
Jorge Eduardo
Julice Pinheiro
Jessica Patrícia
Luciano de Freitas
Vicente Cazé
Orientador: Professor Ms. Marcos Araújo
Olinda
Abril/2013
APRESENTAÇÃO
O objetivo do trabalho aqui exposto é mais uma forma de se obter uma melhor fixação dos assuntos tratados em sala de aula, onde o tema principal é a Indústria Cultural e a Teoria Critica, termos criados por Adorno e Horkheimer no seu livro a Dialética do Iluminismo.
Adorno e Horkheimer fazem uma apresentação do que seria a Indústria Cultural, mostrando como a burguesia “toma” algo que a cultura de massa cria e faz com que isso seja tratado como mercadoria, resumindo seria a cultura sendo tratada como mercadoria e a mercadoria sendo tratada como cultura.
O objeto de estudo escolhido pelos integrantes do grupo foi a propaganda da marca de jeans chamada Staroup, onde usa o protesto dos estudantes durante a ditadura militar.
Esse tema tem relação com a matéria de Teoria de Comunicação, estudada no curso de Design Gráfico, pois as formas empregadas pela Indústria Cultural podem ser e são usadas nas áreas de publicidade e propaganda e informativa.
Nossa metodologia de trabalho foi dividir o grupo da seguinte forma: Alain Pierre e Daniele Cardoso ficaram com tópico Teria Crítica, Julice Pinheiro e Jéssica Patrícia ficaram com o tópico A Dialética do Iluminismo, o tópico da Indústria Cultural ficou com Genesis Lima e Jorge Eduardo, Helton Silva, Luciano de Freitas e Vicente Cazé ficaram com o tópico indústria Cultural no Brasil e por fim, Gerson Almeida fez a Apresentação, as Considerações Finais e a formatação do Artigo. Cada um dos componentes ficou com a tarefa de reunir as referências bibliográficas utilizadas.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA