cultura e industria cultural no brasil
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
Cultura e indústria cultural no Brasil
Escrever sobre cultura no Brasil significa trabalhar com uma quantidade e diversidade imensa de expressões. Como festas, danças músicas, esculturas, pinturas, gravuras, literatura (Contos, romances, poesia, cordel), mitos, superstições, alimentação. presentes no cotidiano das pessoas e incorporadas ou não pela indústria cultural.
O que caracteriza nossa cultura?
Na América portuguesa, no século XVI, as culturas indígenas e africanas, apesar da presença marcante, não eram reconhecidas pelos colonizadores e expressavam-se à margem da sociedade que se constituía sob o domínio lusitano. Tal sociedade tinha como principal referência a cultura europeia, que procurava imitar. Nas palavras do sociólogo Antonio Candido, "imitar, para nós, foi integrar, foi nos incorporarmos à cultura ocidental, da qual a nossa era um débil ramo em crescimento. Foi igualmente manifestar a tendência constante de nossa cultura, que sempre tomou os valores europeus como meta e modelo"
Lembrando que a cultura é o resultado de um trabalho, é uma obra, pode-se observar que o trabalho cultural brasileiro é desenvolvido tanto por músicas analfabetos, sem nenhuma formação musical, como por pessoas com formação clássica, conhecidos ou anônimos, A produção musical brasileira tem traços de origem marcadamente africana, indígena, sertaneja e europeia (sem classificar o que é mais ou menos importante, simples ou complexo). Ela é fruto do trabalho de milhares de pessoas.
Indústria cultural no Brasil
O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econõmico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da internet. Os outros campos da indústria cultural, como cinema, jornais e livros, não são tão expressivos quanto a televisão e o rádio. O cinema atine, no máximo, 10% da população e pouco mais de