Cultura e Industria cultural no brasil
Trabalho a ser entregue ao Professor Azemir Müller da disciplina de Geografia pelos alunos (as)
Janaina de Lima, João Guilherme, Luana Mayara, Laura Rodrigues, Shaiane Santos do 2ºD para obtenção de nota parcial referente ao 1º Bimestre
Guarapuava-PR Março de 2014
Identidade brasileira: a formação de uma nação sócio-cultural
A busca pela identidade nacional, surge num momento em que a psicologia tem um desenvolvimento maior e a sociologia começa a perder seu caráter cientifico, e Sérgio Buarque de Holanda irá atrás do que se pode chamar de essência do homem brasileiro.
Refletir sobre a essência do homem brasileiro é uma questão racial e de identidade nacional. O registro do passado não é falar de si mesmo e sim dos que fizeram parte de uma certa ordem de interesses e de visão do mundo de um determinado momento particular do tempo que se deseja evocar, partindo-se do pressuposto de que uma sociedade por mais primitiva que seja evolua naturalmente para o mais complexo, procurando assim estabelecimento de leis que guiarão o progresso da civilização.
A interpretação do Brasil passa necessariamente por esse caminho, pois é julgado como um país de civilização inferior em relação a Europa, tinha-se uma necessidade de dar uma explicação para o digamos “atraso” brasileiro, apontando para umfuturo próximo a possibilidade de o Brasil se constituir como nação.
O evolucionismo fornece a inteligência brasileira conceitos para compreender essa problemática adquirindo no Brasil novos contornos e peculiaridades diferentes da européia que serviam como parâmetros. O evolucionismo torna possível essa compreensão mais geral das sociedades humanas, mas há necessidade de complementação com alguns argumentos a mais para um