A DISSEMINAÇÃO DO USO DE ANTIBIÓTICOS COMO CAUSA DA RESISTÊNCIA BACTERIANA.
KENES, Ana Paula Ribeiroanapaulakenes@gmail.com
Centro de Pós-Graduação Oswaldo Cruz
Resumo: O desenvolvimento de fármacos eficientes, como os antibióticos, vem revolucionando o tratamento médico de infecções bacterianas, com isso, percebe-se uma visível redução da mortalidade causada por bactérias oportunistas. Hoje a disseminação do uso de antibióticos, fez com que as bactérias também desenvolvessem defesas relativas aos agentes antibacterianos e consequentemente o aparecimento de mecanismos de resistência. O fenômeno da resistência bacteriana a diversos antibióticos e agentes quimioterápicos impõem sérias limitações às opções para o tratamento de infecções bacterianas, representando uma ameaça para a saúde pública.
Palavras-chave: Resistência bacteriana, antibióticos, saúde pública.
Abstract: The development of efficient drugs, such as antibiotics, has revolutionized the treatment of bacterial infections with this, we can see a visible reduction in mortality caused by opportunistic bacteria. Today the widespread 01use of antibiotics caused bacteria also develops defenses concerning antibacterial and consequently the emergence of resistance. Various antibiotics and chemotherapeutic agents impose serious limitations on options for the treatment of bacterial infections, posing a threat to public health.
Keywords: Bacterial resistance, antibiotics, public health.
Introdução
A resistência bacteriana é preocupação mundial, sendo objeto das mais atuais publicações sobre antimicrobianos. Estes constituem os únicos medicamentos que influenciam não apenas o paciente em tratamento, mas todo o ecossistema onde ele está inserido, com repercussões potenciais profundas. O uso de antibióticos em infecções virais leva ao aumento de resistência de S. pneumoniae e outros patógenos causadores de infecções na comunidade. E, como diz Hart, bactérias não reconhecem fronteiras internacionais, de modo