Trabalho sobre a bactéria kpc
Nas últimas décadas, têm-se observado a proliferação de bactérias patogênicas envolvidas com uma variedade de doenças, que apresentam resistência a múltiplos antibióticos sendo, portanto conhecidas como bactéria multiresistentes. Vários fatores estão envolvidos na disseminação desses patôgenos multiresistentes, incluindo o uso abusivo de antibióticos, procedimentos evasivos e, principalmente transmissão de seu material genético. A bactéria em destaque, atualmente, é a produtora de uma enzima denominada carbapenemase, especificadamente conhecida como KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), que tem causado preocupação para as entidades de saúde pública em todo o mundo, pelo aumento no número de sensibilidade aos antimicrobianos. Sua transmissão ocorre por contato direto em qualquer área hospitalar, acometendo pacientes clínicos, cirúrgicos e pediátricos. Devido ao seu alto potencial de disseminação, a vigilância deve ser grande nas medidas de controle e prevenção dos isolados produtores KPC em ambiente nosocomial, uma vez que existem poucos antibióticos efetivos no tratamento deste patógeno, o que resulta em altas taxas de mortalidade dos pacientes infectados. Esse trabalho tem o objetivo de analisar as características desse micro-organismo (Klebsiella Pneumonial Carbapenemase), a fim de que possamos contribuir no sentido de evitar os surtos infecciosos e diminuir as altas taxas de mortalidade causadas por esse patógeno oportunista.
O que é a KPC
A Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase é classificada como sendo:
. Reino: Bactéria, . Filo: Proteobactéria, . Ordem: Enterobacteriales, . Família: Enterobacteriaceae, . Gênero: Klebsiella . Espécie: Klebsiella pneumoniae.
Ela é um bastonete gram-negativo, anaeróbio facultativo, portanto com crescimento também em condições aeróbias, não esporuladas e cujo tamanho varia de 0,3 a 1µ de diâmetro e 0,6