A dimensão metáfisica do eros
Instituto de Filosofia
Curso de Filosofia
A DIMENSÃO METÁFISICA DO EROS
Belo Horizonte,
2007.
A DIMENSÃO METÁFISICA DO EROS
Monografia apresentada ao Programa de
Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Filosofia.
Orientador:
Belo Horizonte,
2007.
AGRADECIMENTOS
“Só pelo amor o homem torna-se capaz de produzir em si e na polis grandes e belas obras"(disse PLATÃO)
POR ISSO; Amo vocês que acompanham o meu viver, mãe, irmãos, cunhada, amigos e mestres, que colaboraram para minha vida até hoje.
Dedico este trabalho, ao mestre ........., foi ele que ofereceu o seu tempo e sabedoria para a conclusão desta graduação, sendo mestre, e amigo. a ele deixo um pensamento de '' WILLIAN SHAKESPEARE".
''O tempo é muito lento para os que esperam, muito rápido para os que tem medo, muito longo para os que lamentam, muito curto para os que festejam,
Mas, para os que AMAM, o tempo é eterno''
RESUMO
Segundo a mitologia grega, quando do nascimento do universo o que prevalecia era o vazio da desorganização inicial, ou seja, as entidades, os seres, as coisas e os sentimentos encontravam-se todos segregados. Nesse contexto, então, foi que o Amor, o qual era representado por Eros (e por Cupido, na mitologia romana), filho de Afrodite e Ares, apareceu como a força de natureza espiritual que presidiu a coesão de todo o universo logo após o seu surgimento. Com efeito, o Amor é expressão de conciliação, de mediação, frente à segregação do universo, é o anseio do homem, como assevera Platão, por uma totalidade do ser, representando o processo de aperfeiçoamento do próprio eu. De outra maneira,