Obtenção e aplicabilidade dos compostos organicos
As funções orgânicas é um termo muito abrangente, e durante o desenvolvimento deste trabalho apresentaremos a obtenção e aplicabilidades dos compostos orgânicos das funções oxigenadas em particular aldeído, cetona e enol.
BARCARENA – PARÁ
2012
Aldeído
Aldeído é um composto químico orgânico que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento H—C=O (formila ou formilo), ligado a um radical alifático ou aromático.
A fórmula bruta dos aldeídos corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos.
Álcool: H3C-OH (metanol)
Aldeído: H2C=O (formol)
Exemplos de Aldeído:
Utilidade
O aldeído mais conhecido é o metanal. Também é chamado de aldeído fórmico ou formaldeído. É um gás incolor, com cheiro muito forte e irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. . Muito solúvel em água. Em geral, é usado como solução aquosa, contendo 40% de aldeído fórmico, e esta solução é chamado de formol ou formalina. É usado como desinfetante e na medicina, como conservador de cadáveres e peças anatômicas. Usado para a fabricação de medicamentos, plásticos e explosivos. Usado também em produtos de beleza.
O etanal ou aldeído acético ou ainda acetaldeído tem cheiro forte e é solúvel em água.
Obtenção
É obtido através da oxidação de álcoois primários em meio ácido ou de sua desidrogenação catalítica na forma de vapor em presença de metais como o cobre, a prata e a platina, ou da oxidação catalítica de vapores de álcoois por oxigênio do ar, igualmente na presença de cobre, prata ou platina aquecidos, como por exemplo, para o etanol resultando no etanal [2]:
C2H5OH + [O] → C2H4O + H2O
Nomenclatura
Os aldeídos mais simples são designados a partir dos ácidos carboxílicos correspondentes. Assim, o composto derivado do ácido butírico é chamado de aldeído butírico ou butiraldeído.
Segundo a nomenclatura IUPAC, o nome de um