a dimensão afetiva do design
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
A dimensão afetiva do ser humano: contribuições a partir de Piaget
Patrícia Rabello Corrêa
São Carlos – 2008
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS
A dimensão afetiva do ser humano: contribuições a partir de Piaget
Patrícia Rabello Corrêa
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à
Universidade Federal de São Carlos, como parte dos requisitos para obtenção de diploma de graduação no curso de Licenciatura em Pedagogia.
Orientadora: Profa. Ms. Cristina S. de Oliveira Pátaro
SÃO CARLOS
2008
Banca Avaliadora
Profª Ms. Cristina Satie Pátaro
Profª Drª Maria Cecília Luiz
Profª Ms Ana Maria Klein
Dedico esse trabalho aos meus alunos do estágio da sala 3ª série “A” da Escola
Municipal
“Antônio
Stella
Moruzzi”
(localizada na cidade de São Carlos) do ano de 2007, que me fizeram perceber a importância da afetividade na construção do processo de ensino-aprendizagem.
"Não se pode falar de educação sem amor".
(Paulo Freire )
Agradecimentos
Agradeço primeiramente à minha orientadora Profª Ms. Cristina Pátaro, pela prontidão em me orientar, pela paciência e pela atenção sempre presente.
Agradeço à minha família e amigos que agüentaram minhas oscilações de humor com as etapas do TCC, etapas essas que me trouxeram cansaço, mas também alegrias. E por último, mas não menos importante, a todas as crianças, “meus alunos e alunas”, com quem aprendi e aprendo ensinando.
Resumo
A afetividade é um elemento sempre presente na sala de aula, mas nem sempre percebido e considerado como tão importante quanto os conteúdos.
Considerando o afeto como aspecto importante do funcionamento intelectual, com esse trabalho, pretendo verificar como as abordagens psicológicas encaram a dimensão afetiva (dos sentimentos, emoções, desejos, motivação), e de que modo compreendem as relações entre o campo da racionalidade