artigo transdiciplinaridade universo fashion congresso
APRENDENDO E PROJETANDO PARA UMA ECO-MODA
Eliecília F. Martins, Graça Torres, Lavínnia Gomes Seabra - Universidade Salgado de Oliveira / campus Goiânia
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo, verificar possibilidades de inserção do conceito de sustentabilidade na moda. Descreve as dificuldades de acadêmicos de Design de Moda na concepção de produtos a partir desse conceito. Metodologicamente, baseia-se numa experiência pedagógica denominada Universo Fashion, relacionada a projetos de coleção de formandos de Design de Moda. Optou-se pela pesquisa exploratória descritiva, fundamentando-se em pesquisa bibliográfica. Foi utilizado um nível de realidade que não pode ser totalmente quantificado, como motivos, valores e percepções. Os cursos de graduação em Design devem estar preparados para desenvolver no aluno uma visão holística de conhecimento com capacidade de percepção e posicionamento de modificação das questões sócio-ambientais globais modo a conceber produtos que correspondam a novos cenários sustentáveis.
Palavras-chave: moda, sustentabilidade, designer
INTRODUÇÃO
O “ Universo Fashion” é uma prática de ensino que busca criar condições para que os acadêmicos de Design de Moda possam perceber parte da complexidade da realidade ambiental, política e econômica, favorecendo uma crítica ao conhecimento fragmentado que dificulta o acesso do estudante à compreensão da totalidade.
Parte do pressuposto de que, no seu processo formativo, o designer deve desenvolver uma visão sistêmica de projeto, manifestando capacidade de conceituá-lo a partir da combinação adequada de diversos componentes materiais e imateriais. Compreendemos a formação profissional indissociável da humana. Assim, é indispensável a vivência globalizante dos conteúdos para que o conhecimento transcenda o reino do determinismo para o reino das possibilidades do ser.
É princípio educativo do trabalho, a indissociável relação teoria/prática desenvolvida através de atitudes