Ciencia e o conhecimento cientifico
Lição 01
Ciência e Conhecimento Científico
Índice
1.Introdução
2. Ciência
3. Conhecimento Científico x Senso Comum
4. A Natureza do Conhecimento
4.1. Conhecimento Popular
4.2. Conhecimento Filosófico
4.3. Conhecimento Religioso (Teológico)
4.4. Conhecimento Científico
4.5. Meios de Aquisição de Conhecimentos
5. Conclusão
6.Referências
Lição 01 / 1
1. Introdução
Caros alunos, antes de iniciarmos o conteúdo desta lição, vamos refletir um pouco sobre o significado da
Metodologia Científica e a importância dela para a sua formação acadêmica.
Mensagem para refletir!
“Cuidado com gente que não tem dúvida. Gente que não tem dúvida não é capaz de inovar, de reinventar, não é capaz de fazer de outro modo. Gente que não tem dúvida só é capaz de repetir. Cuidado com gente cheia de certeza. Num mundo de velocidade e mudança, imagine se você ou eu somos cheios de certeza, a dificuldade que isso nos carrega. (...) Num mundo competitivo, para caminhar para a excelência é preciso fazer o melhor, no lugar de, vez ou outra, contentar-se com o possível. E isso exige humildade e exige que coloquemos em dúvida as práticas que já tínhamos. (...) De onde vem a palavra “humilde”? De húmus, que é terra fértil e, na origem, significa o “solo sob nós”. Em outras palavras, húmus é o nível em que nós estamos.
A palavra “humildade” é a mesma da origem húmus, da qual deriva “humano”. Cada homem e cada mulher têm o mesmo nível de dignidade, de possibilidade de ação. (...) Qual o contrário de humilde? Arrogância. Gente arrogante é gente que acha que já sabe, que acha que não precisa aprender. (...) Gente arrogante não ouve discordância e não consegue aprender. (...) Arrogância é um perigo porque ela altera inclusive a nossa capacidade de aprender com o outro, de entrar em sintonia. (...)” (CORTELLA, 2008, p. 29-31).
Desde seu surgimento, o homem procura formas e métodos de conhecer o mundo em que está inserido e sua própria identidade como ser. Nesse sentido, a