SLIDE MOACYR 2
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS V
COLEGIADO DE GEOGRAFIA – VII SEMESTRE
Painel Eletrônico: Perda da
Biodiversidade e os Resíduos
Sólidos
¹Caroline Tavares
Edna Lorena
Gerusa Souza
Gessica
Rodrigues
Jamile Lima
Janaina Trindade
Jocineia Borges
Rayra Verenna
Rosiane Vieira
²Moarcyr Velame
¹Graduandas em Licenciatura em Geografia pela UNEB Campus V- DCH.
²Professor do componente Educação Ambiental
O que é biodiversidade?
A biodiversidade é o conjunto de todos os genes, espécies e ecossistemas de uma região. É o resultado de um longo processo de especiação no qual os fatores ambientais interferem ativamente. Neste processo gradual, formam-se muitas variedades de um mesmo tipo de ser vivo e, depois de muito tempo, surgem novas espécies. A biodiversidade pode ser dividida em três níveis: 1) Genética: é a variação dos genes dentro das próprias espécies — engloba as populações inseridas em uma mesma espécie ou a variação genética de uma população. 2) De espécies: é a variedade de espécies existentes em uma determinada região ou bioma.
3) Diversidade de ecossistemas: é uma categoria difícil de ser definida e medida, pois as fronteiras das comunidades, das associações entre os seres vivos e dos ecossistemas não estão bem definidas. Mas podese dizer que ela diz respeito ao número de diferentes tipos de vegetação, paisagens, biomas, etc.
A perda da Biodiversidade:
Como consequência dessa perda, as populações humanas sofrerão uma queda significativa da qualidade de vida, que refletirá diretamente em pontos como o suprimento de alimentos e manutenção da saúde, a vulnerabilidade a desastres naturais, redução e restrição do uso de energia, diminuição da oferta e distribuição irregular de água potável, aumento de doenças e epidemias, instabilidade social, política e econômica, entre outros.
Entre as principais causas da perda de biodiversidade, podemos citar:
Destruição e diminuição dos habitats naturais
Introdução de