Policia comunitaria
Caso 1 – Prédios Antenados
Nome do Projeto:Prédios Antenados
Responsáveis
- Nomes
- Contatos
Resumo
- Problema enfrentado
- Resultados esperados
- Estratégia utilizada
Objetivo Geral
- O que se busca alcançar
- Local
- Duração
O objetivo geral do projeto era contribuir para a reduçãode crimes na Rua Cayowaá e imediações, interligando oscondomínios da região, entre si e com a polícia, atravésde rádios intercomunicadores. Inicialmente, o projeto foipensado para funcionar de abril de 2005 a fevereiro de2006.
Problema
- Situação a ser enfrentada
Antecedentes
- Situação do problema antes doprojeto
- Tentativas anteriores de resolvero problema
Observa-se nessa região o crescente medo de roubo, assalto, sequestros-relâmpagos, invasões residenciais econdominiais etc. Próximos a alguns edifícios circunscritosao projeto, concentram-se estabelecimentos, algunsbares e choperias, que, consequentemente, tornam esseslocais mais suscetíveis a algumas ações criminosas comoassaltos, roubos, arrastões e sequestros-relâmpagos.
Área e Público Alvo
- Local de atuação
- População a quem o projeto procuraatender
O projeto atua em treze edifícios dispostos na Rua Cayowaáou em suas imediações. O público-alvo desse projetosão, principalmente, os moradores e funcionários dessesedifícios.
Planejamento
- Estratégia e meios
- Divisão de tarefas
- Mudanças ocorridas no projeto
A partir do envolvimento dos moradores junto ao NALVivaSumaré e das discussões nas reuniões ordinárias doCONSEG Perdizes/Pacaembu, decidiu-se pela adoçãode rádios comunicadores entre os edifícios que, interligadosentre si e à polícia, fariam o monitoramento daregião.
Para funcionalidade desse sistema, os porteiros, zeladorese síndicos dos prédios receberam treinamento da políciasobre técnicas de monitoramento e uso dos rádios.
Como forma de controle, cada edifício participante deveriapreencher um formulário onde constava o