Jogo da memoria
O jogo
O "Jogo da Memória" é um jogo muito divertido que você já deve ter jogado na "vida real", com cartas de papel de verdade. O jogo tem esse nome porque a principal habilidade necessária é a sua memória - o quão bem você consegue lembrar a posição das peças
Para fazer o jogo, precisaremos recriar as partes físicas do jogo usando nossos comandos de desenho, e vamos implementar as regras do jogo usando variáveis e lógica. Faremos uma versão do jogo para apenas um jogador, o que vai simplificar um pouco a lógica. Segue um esboço do que vamos implementar:
O jogo consiste em um número par de peças com imagens de um lado, que é a face, e uma figura genérica do outro, que é o verso. Cada imagem aparece em exatamente duas peças.
Quando o jogo começa, todas as peças estão voltadas para baixo.
Se as duas peças têm a mesma imagem, elas continuam viradas para cima. Caso contrário, elas são viradas para baixo novamente depois de um curto período de tempo.
O objetivo do jogo é fazer com que todas as peças fiquem com a face virada para cima (isto é, encontrar todos os pares) no menor número de tentativas. Isso significa que, quanto menor o número de tentativas, melhor a pontuação.
A história
Algumas fontes dizem que foram os chineses que criaram este jogo no século XV, outras que ele surgiu no Antigo Egito e até mesmo em países do Oriente Médio. Ainda há historiadores que acreditam que ele possa ter sido criado antes mesmo da descoberta da escrita, e por isso é impossível ter uma data precisa ou aproximada.
Quais os benefícios do jogo da memória para o aprendizado?
O jogo da memória é uma excelente atividade, especialmente para as crianças, mas também pode ser jogado por adultos, que também poderão se beneficiar desse interessante e saudável jogo.
Ele ajuda a melhorar a memória de curto prazo das pessoas, estimulando os processos mentais de retenção e processamento de informações captadas recentemente pelos olhos e armazenadas no cérebro.