Comunicação Visual
A Partir do Gráfico extraído do livro Design e Comunicação Visual de Bruno Munari, podemos refletir acerca de algumas perguntas:
1 – Qual a diferença entre dados e Informação?
2 – Toda informação é Conhecimento?
A Comunicação Visual é expressa através de uma mensagem visual. Para entender o que é uma mensagem visual é necessário perceber os tipos de linguagem:
1 – Linguagem Oral.
2 – Linguagem Escrita.
3 – Linguagem Visual.
4 – Linguagem Corporal.
A Comunicação visual está logicamente ligada à linguagem visual, o que à priori pareceria uma redundância já que todas as linguagens são de alguma forma visuais, no entanto, o que esta classificação pretende abranger é qual o principal órgão e sentido do ser a interpretar tais mensagens.
Com o advento das mídias digitais, este tipo de comunicação torna-se cada vez mais interativo à medida em que adota novos meios iteração. É comum hoje ver em aeroportos projetos de comunicação visual que integram som com imagem e às vezes cheiro e tato. A isto chamamos de processos de imersão, mas entre os sentidos principais do ser humano estão a fala e a visão, e para que estes processos de iteração cheguem ao receptor da mensagem hoje é necessário que este primeiramente veja a mensagem, a não ser em casos de deficiência visual, claro.
Portanto este material começa com o intuito de responder as perguntas acima, e usar tanto dados quanto informações para enriquecer nosso conhecimento sobre comunicação visual e nossa forma de ler o mundo. Para isso iremos primeiramente entender como se dá a leitura visual, as formas, orientações e direções espaciais. Depois, como em um alfabeto, entenderemos quais são as letras com as quais escrevemos a comunicação visual, a linha, a superfície, a cor, a textura, o volume e a luz. Isto tudo servirá de base para os projetos que pretendemos executá-los. A terceira parte deste material inclui a identidade visual e os elementos que dela fazem parte, a