A Did Tica E A Forma O De Educadores
Da exaltação à negação: a busca da relevância.
Vera Maria Candau
PUC/RJ
A análise do papel da didática tem sido questionada onde, Professores do mais elevado nível de formação acreditam que ter o domínio do conteúdo da matéria a ser ensinada é suficiente para ser um bom professor.
O objetivo da didática é o ensino-aprendizagem. Para que este processo seja executado, é de suma importância a articulação consistente das dimensões humana técnica e político-social, que é a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem.
Abordagem humanista: A relação interpessoal é o centro do processo. Leva a uma perspectiva eminentemente subjetiva, individualista e afetiva do processo de ensino-aprendizagem. A didática deve se centrar no processo de aquisição de atitudes tais como: calor, empatia, consideração positiva incondicional. Certamente o componente afetivo está presente no processo de ensino-aprendizagem.
Abordagem Técnica: Ação intencional, sistemática, procura organizar as condições para a melhoria da aprendizagem. Aspecto objetivo e racional do processo, organização.
Quando a dimensão Técnica é dissociada das demais, tem-se o tecnicismo, tornando-se “neutro”, ou seja algo meramente instrumental sem associação com as raízes político-sociais.
A dimensão político-social não é um aspecto do processo de ensino-aprendizagem, ela impregna toda a prática pedagógica, que querendo ou não, não se trata de uma decisão voluntarista, acontece numa cultura específica, trata com pessoas concretas que têm uma posição de classe definida na organização social em que vivemos.
Visão reducionista: Dissociada da relação entre as diferentes dimensões.
A didática se situa na multidimensionalidade que articula organicamente as diferentes dimensões do processo ensino-aprendizagem.
1º MOVIMENTO/ A AFIRMAÇÃO DO TÉCNICO E O SILENCIAR DO POLÍTICO: NEUTRALIDADE.