Por Que Navios N O Afundam E Avi Es Voam

297 palavras 2 páginas
Por que navios não afundam e aviões voam?
Nome: Alexandra Rocha.
Por que navios não afundam?
Os navios não afundam (flutuam), porque quando se coloca um corpo completamente mergulhado em algum líquido, o peso do navio e o empuxo são as forças que atuam sobre ele (navio).
** Empuxo é uma força que empurra, atua como elemento de impulsão.
Mas outras coisas ajudam o navio a flutuar como os tanques de lastros que são cheios de água e ficam na parte inferior das embarcações, fazendo pressão para o navio afundar, enquanto as águas do oceano fazem pressão pra ele subir, deixando assim o navio estável e em cima.

Porque aviões voam?
Forças necessárias para um avião voar: Tração, resistência do ar, força peso e empuxo.
O avião começa a voar por causa do empuxo, é empurrado pelo ar. Mas o empuxo do ar não pode erguer um objeto mais denso que ele, por isso aviões tem asas, que servem como um empuxo extra junto com a velocidade.
Nota: A pressão do ar diminui quando sua velocidade aumenta por isso as asas dos aviões são curvadas, por isso quando o ar se encontra com a asa, o ar se divide em dois fluxos, um para a parte superior e outro pra inferior.
Porém os dois fluxos devem se reencontrar, mas um terá que ser mais rápido que o outro. O fluxo da parte superior ( mais rápido) cria ali uma pressão menor, que puxa a asa pra cima, surgindo assim, uma força resultante vertical para cima, empuxo. E isso só acontece pela velocidade do avião.
E por fim, usa-se a terceira lei de Newton, ação e reação, que é quando as hélices e turbinas empurram o ar pra trás, e o ar reage e empurra o avião para frente.

Relacionados

  • adm1
    110143 palavras | 441 páginas
  • Engenharia
    177534 palavras | 711 páginas