SENAQUERIBE INVADE JUD
II Crônicas 32: 1-8
7 Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.
8 Com ele está o braço de carne, mas conosco o SENHOR nosso Deus, para nos ajudar, e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.
INTRODUÇÃO
Ezequias foi um dos reis de Judá, que procurou agradar ao
Senhor e andar nos seus caminhos. Israel vivia um período de muitas dificuldades espirituais, e Ezequias procurou restabelecer a vida espiritual do povo restaurando o culto ao Senhor em Jerusalém.
Ele mandou os levitas purificarem suas vidas e o Templo, regulou as turmas dos sacerdotes e levitas e depois convocou todo o povo a vir à
Jerusalém celebrar a Páscoa. Todas essas providências produziram muita prosperidade e havia muita alegria no meio do povo.
Exatamente neste tempo, quando essas coisas aconteciam,
Senaqueribe, rei da Assíria, entrou em Judá e intentou separar para si as suas cidades.
Sempre que alguém firma no seu coração o propósito de servir ao Senhor com fidelidade, o inimigo se levanta furiosamente para atacar, cercando a sua vida com problemas e dificuldades repentinas. DESENVOLVIMENTO
Quando isso aconteceu, Ezequias tomou providências imediatas para dificultar a ação de Senaqueribe contra Jerusalém:
Tapou todos os poços ao redor da cidade – Eliminar aquilo que facilitaria as coisas para o inimigo.
Fortificou e edificou o muro quebrado – Tapar todas as brechas existentes, acertar a vida espiritual e a comunhão com o Senhor, confessar os pecados e buscar o perdão.
Levantou outro muro por fora – Clamor pelo Sangue de Jesus.
Fez armas e escudos em abundância – Orações, jejuns e madrugadas. Senaqueribe chegou a Láquis e enviou seus servos para afrontar o rei Ezequias e o povo de Jerusalém, bem como o nome do
Senhor (esse foi o seu maior erro). A língua usada por eles nas suas afrontas foi o