A dialogica democratica
Têm como característica principal um caráter dialógico que une termos antagônicos, como por exemplo consenso e conflito. A democracia e o espírito cívico são interdependentes, ou seja, não existe democracia sem espírito cívico e o contrário também é verdadeiro.
A democracia é frágil e ainda não está generalizada em todo o planeta. Além disso, as democracias existentes não estão concluídas, mas incompletas ou inacabadas.
A democratização das sociedades ocidentais foi um processo longo e irregular em certas áreas. As empresas permanecem como sistemas autoritários hierárquicos, parcialmente democráticos, na base, por conselhos ou sindicatos.
Nossas democracias comportam ciência e lacunas, além disso, existem ainda processos de regressão democrática que tendem a posicionar os indivíduos à margem das grandes decisões políticas, degradando o civismo.
Os processos de regressão levam a fragmentação da política em diversos campos e a possibilidade de concebê-los juntos diminui ou desaparece. Assim, ocorre a despolitização da política. Tudo isso contribui para que os cidadãos sejam apartados dos problemas fundamentais da cidade.
Sugestão de como é possível trabalhar o saber analisado em sala de aula ou na escola como um todo
O texto em questão trata do ensino da ética no futuro, com o objetivo de humanização da humanidade, portanto, é necessário “ensinar a democracia”. Penso que o aprendizado democrático parte de diversos fatores, dentre eles, o fator social. Dessa forma, é necessário a criação de metodologias que possibilitam um maior equilíbrio educacional entre todos os alunos, para que possa ser realizado essa humanização da sociedade.
Uma atividade simples, porém muito efetiva para “resolver” esse problema é a elaboração de simples debates dentro da sala de aula, pois a democracia sobrevive por meio de conflitos de ideias e opiniões. Entretanto, esses conflitos obedecem as leis democráticas que regulam a sociedade, assim, o debate deve