Estagio supervisionado em ensino funfamental
O fato de que a idéia gestão educacional desenvolve-se associada a um contexto de outras idéias como, por exemplo, transformação e cidadania. Isto permite pensar gestão no sentido de uma articulação consciente entre ações que se realizam no cotidiano da instituição escolar e o seu significado político e social.
A educação não muda a sociedade, mas possui papel importante. (Paulo Freire 2001 pg. 24)
O novo padrão da administração escolar traz, junto com a autonomia, a idéia e a recomendação de gestão colegiada, com responsabilidades compartilhadas pelas comunidades interna e externa da escola. O novo modelo não só abre espaço para iniciativa e participação, como cobra isso da equipe escolar, como professores, téc. Pedagógicos e Direção escolar.
...começo por aceitar que o formador é o sujeito em relação a quem me considero objeto, que ele é o sujeito que me forma e eu, o objeto por ele formado ... (Freire 2007 p.25)
A gestão educacional cultiva relações democráticas, fortalecendo princípios comuns de orientação, norteadores da construção da autonomia competente; Entende-se que a questão do desenvolvimento da qualidade de ensino demanda uma orientação mais global e abrangente, uma vez que, conforme se tem observado, ao longo da historia da nossa educação
Nesse sentido, Paulo Freire em Pedagogia da autonomia (2004) posiciona-se ante aos sujeitos da educação e sua presença no mundo, dentro desse processo político educativo sempre permeado por relações de poder, pois: "Ninguém pode estar no mundo, com o mundo de luvas nas mãos constatando apenas. A acomodação em mim é apenas caminho para a inserção, que