a desistencia escolar na eja
Educação de Jovens e Adultos ,é uma modalidade de ensino para a população que não tiveram oportunidade ou não deram continuidade aos estudos na idade adequada. A legislação Brasileira diz: Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (BRASIL, 1997, p.2).
Por conta de varias mudanças no mundo capitalista e tecnologico ,o mercado de trabalho vem exigindo mais qualificação na mão-de-obra.Com essas mudanças a maioria da população que residia nas areas rurais começaram a imigrar para as areas urbanas ,devido as essas mudanças no mercado de trabalho era preciso mais conhecimentos e uma educação escolar de qualidade. Apartir desses fatores aparece o reingresso de jovens e adultos a essa modalidade de ensino. Pinto(2000,p.37) cita: A educação permite ir em busca de uma vida mais equilibrada permitindo a esses adultos buscar uma melhoria de vida. Para que aumentem as
possibilidades individuais de educação, e para que se tornem universais, é necessário que mude o ponto de vista dominante sobre o valor do homem na sociedade, o que só ocorrerá pela mudança de valoração atribuída ao trabalho. Quando o trabalho manual deixar de ser um estigma e se converter em simples diferenciação do trabalho social geral, a educação institucionalizada perderá o caráter de privilégio e será um direito concretamente igual para todos.
A Educação de Jovens e Adultos é necessaria na perspectiva na vida dos adultos participantes,abrindo caminhos mais significativos na busca de novos conhecimentos com a reflexão da importancia de ir em busca do crescimento pessoal e profissional.
A educação brasileira tem