PSICOLOGIA ESCOLAR
De acordo com Costa, Souza e Roncaglio (2008), a Psicologia Escolar é a área da Psicologia que investiga a influência da escola sobre a vida dos alunos. Dessa forma, o psicólogo escolar é quem promove esse processo de investigação sobre os problemas que ocorrem diretamente nas escolas, estejam eles envolvendo alunos, pais, professores ou até mesmo a comunidade na qual estão inseridos.
No Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar a função primordial é de oferecer aos acadêmicos a oportunidade de desenvolverem uma postura profissional competente dentro da Instituição Escolar. De outra forma, contribui também com a escola, por meio das intervenções supervisionadas e assim, a faculdade efetiva um de seus importantes papéis junto à comunidade, que é o de levar a sua contribuição às populações por ela servida.
Além disso, o Estágio Obrigatório Supervisionado objetiva aperfeiçoar e complementar a formação acadêmica por meio de um conjunto de atividades que favoreçam a vivência prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Especificamente, visa desenvolver a interdisciplinaridade; oferecer oportunidade ao discente de relacionar teoria e prática através de inquirições, avaliações e exercício das práticas psicológicas; integrar as diversas áreas do saber psicológico em prol da atuação do psicólogo escolar/educacional; oferecer os serviços de psicologia as instituições de ensino; oferecer oportunidade de retroalimentação aos docentes, visando à atualização do currículo do curso de Psicologia.
O Estágio é formalizado através do “Termo de Compromisso do Estágio” que envolve o acadêmico, a escola contratante e a instituição de ensino. Desta forma, no Estágio Supervisionado o acadêmico deverá cumprir, durante o decorrer do ano, um total de cento e quarenta e quatro horas, por semestre letivo, distribuídas em atividades no campo de estágio e participação nas supervisões semanais. Este documento registra as atividades desenvolvidas pelas acadêmicas