A Desigualdade Econômica Existente entre Homens Negros e Mulheres Negras, e a correlação entre Homens Brancos e Mulheres Brancas.
Pesquisa sobre: A Desigualdade Econômica Existente entre Homens Negros e Mulheres Negras, e a correlação entre Homens Brancos e Mulheres Brancas.
Salvador-Ba
2013
Sumário
Introdução....................................................................................................... 4
1. A desigualdade econômica de gênero..................................................... 5
2. A desigualdade econômica entre os iguais............................................. 7
3. A desigualdade econômica de gênero e cor.......................................... 13
4. Conclusão................................................................................................. 10
Referências................................................................................................... 12
Introdução
A desigualdade salarial entre homens e mulheres até hoje em 2013 persiste, mesmo em tempo atual no qual cada vez mais se confirma a ascensão das mulheres no mercado de trabalho, aonde elas vêm conquistando altos cargos, chefiando e sendo líder em diversos setores de empresas privadas e públicas. Mesmo que possua função e cargo idêntico ao de um homem ocorre na maioria das vezes uma diferenciação exorbitante de ganhos e quando analisado também as variáveis étnicas a disparidade é ainda maior.
1. A desigualdade econômica de gênero. A legislação brasileira prevê que não pode ocorrer diferença salarial entre homens e mulheres independente de sua raça, classe e status, isso fica claro na Constituição e na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), porém na prática não funciona dessa forma, pesquisas apontam de forma transparente como a mulher no ambiente de trabalho ainda é vista com desconfiança e desvalorização em relação ao homem. Até este momento elas são vítimas de desigualdade nas relações de trabalho, mesmo existindo normas