Gestão publica
Curso Tecnólogo em Gestão Pública – Modalidade EAD
Disciplina Seminário Temático I
Professora: Maria Menezes da Silva
Discente: José Mario Canhoto
Pólo: Natal
Tema: Sistemas de acompanhamento em EAD
Introdução
O presente trabalho aborda sobre um tema que vem sendo bastante discutido por jovens e adultos que não tiveram muitas oportunidades e a até mesmo tempo de buscarem fazer um curso superior, estamos nos referindo a EAD (Educação a Distância).
Trata-se de uma ótima oportunidade de ingressar e uma universidade, sem contar nos benefícios oferecidos para quem se propõem a encarar o desafio de estuda e ao mesmo tempo trabalhar, mais é muito bom, pois adquirir conhecimentos e ao mesmo tempo trocá-los entre professor-aluno é algo que ajuda bastante no desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
A principal função do EAD é a interação que deve haver entre o estudante e o seu tutor, visto que a essa interação é o meio pela qual as aprendizagens dos discentes fluem com maior facilidade para desenvolver as habilidades intelectuais dos mesmos.
Mediante tudo isso aqui descrito, pode-se dizer que a EAD vem ganhando espaço tanto físico como tecnológico para expandir-se cada vez mais garantindo assim ensino de qualidade e modernização para estudantes de todo o Brasil.
Descrição do Assunto
Usaremos o termo tutor para designar o profissional responsável pelo acompanhamento ao estudante. Porém, não o faz sozinho. Em EAD muitos profissionais acompanham e avaliam esses estudantes, Daí o termo Sistema de Acompanhamento.
O método tutoria surgiu na universidade no século XV. Posteriormente, no século XX, o tutor assumiu o papel de orientador e acompanhante dos trabalhos acadêmicos, e é com este mesmo sentido que foi incorporado aos atuais, programas de educação a distância (Sá, 1998).
Pode-se dizer que antes o tutor era como se fosse uma espécie de profissional que substituía o termo professor.
A idéia de guia é