A Desflorestação
Quando e porquê apareceu a Desflorestação A Desfloresta começou há cerca de 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. Nos países em vias de desenvolvimento, a principal causa da desflorestação é a exploração das matérias-primas. Muitos destes países não têm muitas alternativas e recorrem aos recursos naturais para sobreviverem.
Nos países desenvolvidos as principais causas são, o desenvolvimento industrial e urbano, o crescimento turístico, o aumento da superfície cultivada e a construção de infra-estruturas.
Regiões onde mais se faz sentir Onde mais se sente é nos países em desenvolvimento do hemisfério sul, onde são feitas queimas sistemáticas, pastoreio e diminuição das áreas de floresta para disponibilizar novas áreas para a agricultura ou produção animal. Isto é muitas vezes feito sem que fatores como o clima e a topografia tenham sido suficientemente estudados.
As consequências da Desflorestação As principais consequências da desflorestação são:
Enfraquecimento da relação entre seres vivos animais e vegetais;
Aquecimento global do planeta;
Diminuição da biodiversidade;
Perda excessiva de plantas e animais;
Emissão de dióxido de carbono para a atmosfera;
Modificação da crosta terrestre.
Com a destruição tão rápida de massas florestais é quase impossível recriar estes espaços com as mesmas espécies, causando assim espaços áridos e áreas de erva e vegetação de pequeno porte.
Apesar das florestas cobrirem apenas 7% da superfície terrestre elas contêm grande parte das espécies animais e vegetais, muitas ainda não identificadas.
Modificações que a desflorestação provocou
Webgrafia http://desflorestacao83.blogspot.pt/2010/02/consequencias-da-desflorestacao.html http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/formcivica/desflorestacao.htm
http://desflorestacao.webnode.pt/desfloresta%C3%A7ao/