O que é a desflorestação?
O processo de Desflorestação consiste na remoção, em larga escala, de grandes porções de floresta. Pode se descrever como o abate de árvores com vista a utilizar o solo por elas ocupado para outros fins, economicamente mais rentáveis do que ter um conjunto de seres vivos que controlam os ciclos de água do solo e a reciclagem do ar, com produção de oxigénio. É devido a esta forma materialista de pensar que a Desflorestação foi durante muitos anos vista como impulsionadora do desenvolvimento da economia de um país, abrindo caminho para outras formas de lucro, como a produção de comida, matéria-prima, energia ou construção de infra-estruturas. A importância das florestas nas nossas vidas. * Produzem oxigénio e absorvem o dióxido de carbono – são por isso muitas vezes consideradas o pulmão da Terra; * Fixam as camadas superficiais dos solos e permitem a retenção de água no subsolo, diminuindo o risco de desertificação; * Fornecem alimento e habitat a um elevado número de espécies; Quais as formas de Desflorestação? * A desflorestação por abate e queima; * A desflorestação para colheita de madeira; * A ‘libertação’ dos solos para a agricultura instalada; * A ‘libertação’ para a plantação de florestas mais produtivas; * O desimpedimento para as pastagens; * O abate para a madeira combustível (carvão vegetal); * O desimpedimento das vastas áreas para a colonização, mineração e exploração de óleo; * O desimpedimento de áreas para a construção de estradas e barragens;
Causas Ambientais * Redução da biodiversidade * A biodiversidade é responsável pela variedade de genes existentes no mundo; estes são necessários para produção de medicamentos, alimentos e outros produtos (recursos biológicos).
* Desaparecimento de culturas. * Ao entrarem em contacto com outros povos perdem hábitos importantes que os têm acompanhado desde sempre.
*