A Desflorestação
A Desflorestação
Índice
Introdução
Este trabalho tem o objectivo de realizar pesquisa na área da ecologia e dar a conhecer o tema da desflorestação.
Iremos abordar as causas e consequências da desflorestação no Planeta Terra e mais propriamente no nosso país e na Amazónia, o “pulmão da Terra”. Tentaremos mostrar, com base em gráficos e mapas, que é um tema preocupante e como o Homem trata as nossas fontes de oxigénio, essenciais à vida. Apresentaremos algumas propostas de resolução para este grande problema mundial, que poderá ter consequências nefastas para todos os seres-vivos da Terra.
Desflorestação
A Desflorestação consiste na destruição de habitats florestais, em larga escala, com o objectivo de utilizar o solo por eles ocupados para outros fins economicamente mais rentáveis ou para venda de matéria-prima. Esta forma materialista de pensar fez com que a Desflorestação fosse vista como, durante muitos anos, a impulsionadora do desenvolvimento da economia de um país.
Uma grande parte da vida selvagem encontra-se nas florestas tropicais e são as árvores, os arbustos e as ervas que fornecem alimentos, habitat e até algum nível de protecção a um elevado número de animais.
As árvores são chamadas os pulmões do Mundo por transformarem o dióxido de carbono em oxigénio, elemento fundamental para a vida na Terra, são também capazes de controlar os ciclos de água do solo e diminuir a erosão do mesmo.
A cobertura florestal original do planeta foi destruída e apenas um quinto permanece intacta. O Homem começou a desbravar a floresta há 10 000 anos, quando surgiu a agricultura. Quase metade da floresta mundial é tropical e a restante localiza-se nas regiões temperadas. As florestas armazenam cerca de 40% do carbono na atmosfera terrestre global e a desflorestação tem contribuindo para um aumento de cerca de 30% de dióxido de carbono na atmosfera