Automação
UFSCar
Automação Industrial - Sistema RFID
Sem Parar
Anderson Iamaguti Ide RA:416274
Laura Fabeni Hurtado RA:416053
Pedro Fávaro Trindade RA:416312
Abril-2013
São Carlos-SP
Resumo
O trabalho parte do princípio do RFID desde sua origem durante a guerra para fins estratégicos, até sua utilidade nos setores da economia, nos setores de serviços e industrias.
Após isso, temos uma descrição do funcionamento do RFID, descrevendo seus dois componentes básicos: transponder, ativos (alta frequência) e passivos (baixa frequência), e leitor. Mostra-se, ainda, as diferenças destes, com suas faixas de frequência em determinados locais de atuação.
Tendo discutido seu funcionamento, citamos a utilidade do RFID nas empresas e em que escopo ele se encaixa nos ramos da economia atual, baseada na velocidade e na eficiência da logística dos produtos.
Por fim, no nosso estudo de caso, utilizamos a empresa Sem Parar para entender seu sistema de RFID em seu modo de identificação e posterior cobrança nos pedágios, estacionamentos de shoppings e aeroportos, além de alguns supermercados. Ressaltando ainda, as perspectivas da empresa e sua futura modificação nas estradas paulistanas, onde o sistema Ponto a Ponto já está sendo testada e sua atuação em meio a novos concorrentes, a Auto Expresso (empresa DBTrans) e ConectCar (joint venture entre as empresas Odebrecht e Ultra/Ipiranga)
Palavras Chave: técnologia RFID, Sem Parar, Tags, Cobrança.
Sumário
1.Introdução.................................................................................................. página 1
2.Desenvolvimento
2.1 A tecnologia RFID...................................................................... página 2 2.2 Funcionamento e seus componentes........................................... página 2.3 Utilidades e práticas.................................................................... página