a descolonização Afroasiatica
Descolonização da África e da Ásia
1º ato: FATORES DA DESCOLONIZAÇÃO AFROASIATICA
Narrador 1: Em pleno o século xv, a África e Ásia, tornam-se alvos de disputa entre as nações européias e americanas.
Tio Sam: O capitalismo comercial está crescendo na nossa era, a África e a Ásia continuam com as produções mais intensas e continuamos no poder.
Narrador 1: Na segunda metade do século XIX, em razão das necessidades de mercado geradas pela segunda Revolução Industrial e em face das independências das colônias americanas, a Europa volta novamente à África e à Ásia, impondo o neocolonialismo.
Narrador 1: As disputas entre as potências européias pelos territórios afro-asiáticos desencadearam a Primeira Guerra Mundial.
Soldado 1(Estados Unidos): Vamos, vamos a Europa está caindo, o nosso poder é mais forte, mais Armas e Bombas, ela está enfraquecendo.
Soldado 2(Europa): Teremos que agüentar as conseqüências, mais queremos todos juntos até a ultima gota de sangue do nosso povo.
Narrador 1: Pós- Guerra a Europa foi acentuada ainda mais pela crise de 1929, que repercutiu nas áreas coloniais com o agravamento das condições de vida dos colonos, iniciando assim greves e revoltas.
Grevistas (Homens e Mulheres): Queremos nossos direitos, queremos viver sem medo de morrer! O declínio não vai nos conter!!
Narrador 1: O enfraquecimento da Europa significou o fortalecimento do nacionalismo e o crescimento do desejo de independência.
Presidente dos Estados Unidos(Herbert Hoover): Terminada a Segunda Guerra mundial; nós Estados Unidos junto a União Soviética vamos liderar os dois grandes blocos, capitalista e comunista, e vamos buscar a expansão de nossas áreas de influência.
Fim do 1º ato
Narrador 1: As vias da descolonização afro-asiática não foi um processo homogêneo, ocorrendo de duas maneiras: a pacífica e a violenta, onde a independência da colônia era realizada progressivamente pela metrópole e por outra onde surgiram às lutas da emancipação,