frquencia
Algumas considerações sobre narrowband, ou “banda estreita”, esta gama de freqüências são as de 27MHz até 72MHz e são as que estão presentes nos rádios AM e FM. Infelizmente estas freqüências necessitam de uma frequencia só para elas, ou seja, se alguém estiver com um 27995 ninguém mais pode usar, o máximo que se pode fazer é trocar os cristais de receptor e emissor para pelo menos duas pessoas usarem a mesma freqüência AM, desta forma a utilização das narrowbands está cada vez mais escassa, hoje somente rc´s novos vem com este tipo de rádio, até nas lojas é difícil encontrar pois as vendas são cada vez menos expressivas. Existem rádios 2.4 hoje a US$ 40,00, o custo benefício é enorme.
A faixa de 2.4Ghz é compartilhada no mundo todo com outros serviços, telefonia, redes sem fio, wireless, etc. mas não dá interferência? Os aparelhos eletrônicos regulamentados pelos órgãos competentes são construídos de forma com que antes de que comecem a operar façam uma varredura das freqüências disponíveis, só quando achar um canal ele começa a funcionar.Este sistema é chamado de Collision Avoidance – Prevenção de Colisão.
Existem dois tipos de rádios com 2.4GHz, o primeiro e mais comum é o que usa Direct Sequence Spread Spectrum (DSSS), este sistema necessita que emissor e receptor estejam dentro de uma faixa fixa do espectro de freqüências (freqüências utilizáveis), o segundo é chamado de Frequency Hopping Spread Spectrum (FHSS) e funciona com o transmissor eo receptor constantemente mudando sua freqüência de operação dentro dos limites disponíveis da banda de 2.4GHz, atualmente apenas os Futaba e os Airtronics usam o FHSS, o restante vai de DSSS.
A frequencia de 2.4Ghz tem 79 canais disponíveis, quando o transmissor DSSS é ligado ele varre a área e identifica a frequencia que não está sendo utilizada e faz um “bind” automático com o receptor, por isso que quando você liga seu rádio ele às vezes demora para responder, identificada a frequencia ele