Efeito Fotoelétrico
O efeito fotoéletrico demonsta a natureza discreta da luz. O Eféito Fotoéletrico é a emissão de de eletrons de uma superfície, devido a incidência da luz sobre ela.
O efeito fotoéletrico normalmente pode ser mais fácilmente visualizado nos metais, e ele se dá quando os eletrons que estão em volta do núcleo recebem energia suficiente para sair da sua orbita.
Einsten propôs que a energia radiante está quantizada em pequenos lotes, no qual foram chamados de fótons.
Postulado de Plank
A constante de p lank (h) caracteriza a física Quântica . Qualquer ente físico com um grau de liberdade “coordenada” é uma função senoidal do tempo pode possuir apenas energias totais E que satisfaçam a relação :
E = nhv
Onde , n=0,1,2,3,...(Numero quantico) v = frequência de oscilação h = consatante de Planck
A energia que segue o postulado de Plank é quantizada e cada estado de energia possível é chamada de estado quântico.
Aspectos principais da teoria clássica e quantica O principal ponto da teoria clássica que não era explicado sobre o efeito fotoéletrico era que ao se aumentar a intensidade da luz, a luz não arrancava elétrons com mais energia cinética da superfície,em contrapartida ao aumentar a intensidade da luz mais eletróns eram emitidos da superfície, contradizendo assim a teoria da física clássica que sugeria que os eletrons ao receber mais intensidade deveriam obter mais energia cinética e sem mover mais rápido.
Outro ponto importante é que para a teoria ondulatória, o efeito fotoeletrico deveria ocorrer para qualquer frequência desde que a luz fosse intensa o bastante para ejetar eletrons. Mas posteriormente se provou que para cada superfície existe um limiar de frequência caracteristico.
A teoria quantica explicou esses e outros aspctos do efeito fotoeletrico.
Com o conceito de fóton foi observado que ao aumentar a intensidade da luz só se aumentava o numero de fótons emitidos explicando assim a ejeção de