A democracia populista no brasil
Introdução
O populismo foi um fenômeno tipicamente latino-americano que surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seus principais representantes foram Getúlio Vargas no Brasil e Juan Domingo Perón, na Argentina. Os políticos populistas eram, geralmente, líderes carismáticos que tentavam passar ao povo uma imagem popular oferecendo algumas conquistas sociais. O melhor exemplo disso, ainda é Getúlio Vargas com sua legislação trabalhista. Entretanto, mais do que o benefício do povo, as realizações sociais desses políticos visavam aumentar a sua popularidade junto as camadas populares.
Eurico Gaspar Dutra ( 1946 - 1951 )
O governo Dutra correspondeu à redemocratização do país. Após tomar posse foi instalada uma Assembléia Nacional Constituinte com o objetivo de elaborar uma nova Constituição.
Esta foi promulgada ( votada ) em 1946, devolvendo aos estados a autonomia que lhes havia sido tomada pelo autoritarismo do Estado Novo.
O presidente passou a ter um mandato de cinco anos, voltando o cargo de vice-presidente.
Dutra foi o primeiro presidente a realizar um planejamento global de seu governo, traçando as metas prioritárias que deveria atingir. Foi criado o Plano SALTE ( Saúde, Alimentação, Transporte e Energia ) que, aliás, fracassou, em razão das dificuldades econômicas encontradas pelo governo.
Das metas previstas, apenas o transporte e a energia tiveram algum desenvolvimento. Foi construída a Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo e explorando o potencial energético da Cachoeira de Paulo Afonso.
Com o fim da guerra, haviam surgido duas potências que passaram a disputar a hegemonia mundial: os Estados Unidos e a União Soviética. Tendo iniciado a Guerra Fria entre elas, o Brasil foi obrigado a optar em qual lado iria se alinhar.
Tendo decidido ficar ao lado dos americanos, o país cortou relações diplomáticas com a União Soviética. Como consequência, o PCB foi extinto e todos os parlamentares comunistas eleitos,