A espera de um milagre
Autor – Rubem Alves
“Rindo, dizer as coisas sérias.” Essa frase do filósofo alemão Nietzsche, citada por Rubem Alves no livro, traduz o bom humor com que o autor trata os problemas da educação no Brasil. Neste livro de crônicas, Rubem Alves, com seu estilo particular e incisivo, provoca no leitor o ato e a arte de pensar. E repensar a educação e todo o sistema educacional. O autor convida o professor, em particular, a uma reflexão para o cotidiano em sala de aula, com direito a puxões de orelha naqueles que fizeram da “arte da decoreba” uma prática. Rubem Alves mostra que “a tarefa primordial do educador é seduzir o aluno para que ele deseje, e desejando, aprenda”. Nas crônicas deste livro, Rubem Alves quer seduzir também o professor para que ele possa se realizar em sua vocação de mestre. “Ao professor, com o meu carinho” é um desabafo apaixonado de um sonhador, que não se cansa de desejar uma educação mais justa.
Livro - Ao Professor com meu Carinho
Rubem Alves demonstra a ineficiência do nosso ensino, que os professores foram treinados e não que absorveram o ensino e com isso não conseguem pensar, não sei se minha interpretação foi equivocada, mas ele generaliza essa avaliação, o que não concordo, pois em todas as áreas existem bons profissionais e maus profissionais.
Acredito que toda essa experiência anuncia um conjunto de exemplos a serem seguidos na educação brasileira: em primeiro lugar, que o professor nunca abdique de suas paixões ao ministrar suas aulas. Estimular a literatura um excelente artefato de estimulo para os alunos. Em segundo lugar, a necessidade de mostrar o valor de um trabalho com produto final evidente e com valor que ultrapasse a sala de aula. Com esse trabalho, a literatura não vira artigo de competição via concurso, ou melhor, nota, mas instrumento de expressão pessoal.
Quando ele comenta o pensamento de Shopenhauer, Nietzsche contesta conceitos antigos. Eu não tenho ainda informação e