A democracia na atualidade
Retórica é arte de bem falar, é uma técnica usada para convencer alguém por meio de uma oratória ou por outros meios de comunicação. Um discurso que tenta persuadir outras pessoas.
Essa arte era instruída pelos sofistas, grupos que viajavam de cidade em cidade, ensinavam que todo e qualquer argumento poderia ser contraposto por outro argumento. Com expansão dos regimes democráticos que valorizam o respeito e a dignidade pela pessoa humana, as sociedades regulam-se cada vez mais pelos valores da igualdade, da liberdade e da justiça. Na democracia, todos os cidadãos têm os mesmos direitos, portanto todos podem participar das decisões e resolução dos problemas da sociedade, sendo a palavra, a melhor forma de resolver conflitos, Daí que a Retórica, intimamente ligada à vida, à política, aparece nos dias de hoje como modelo de resolução das questões prioritárias.
A retórica é indispensável na democracia atual, usada nas discussões públicas e políticas, liberdade de expressão, assentimento ao poder político, criticas (um meio de garantir a verdade das nossas crenças) e intervenções ativas.
Portanto o uso racional da retórica é o que respeita a opinião e a decisão do outro, tem como objetivo a um debate sério, escolher a melhor idéia, entrar em acordo, recorre à argumentação racional e utiliza a reflexão e o raciocínio. Há também os que abusam da retórica, o que chama se de manipular que é o uso indevido da argumentação, por exemplo, quando impede uma pessoa de refletir antes de decidir, desrespeita o pensamento do outro, obriga o outro a tomar uma decisão, forja uma informação.
A argumentação é o processo mais favorável para descobrir soluções que todos se contentem. Como a retórica é uma das melhores formas de resolver problemas colocados na vida comum e chegar a um consenso em debates, deve ser utilizada de forma racional.