sociedade grega
A democracia é um regime político, onde todos perante a lei têm direitos iguais, mas não é bem assim que acontece, a democracia começou na Grécia, uma das civilizações que dominou a idade medieval e antiga, um dos grandes motivos dela ter tido um império tão grande é a democracia. A Democracia Grega também conhecida como a Democracia das antigas na Grécia era realizada na praça pública principal, chamada de “ágora” onde as pessoas que habitavam as “pólis” cidades, se juntavam na praça principal e resolviam todos os seus problemas com votos diretos.
A democracia grega até certo tempo era desigual, pois somente homens podiam votar, mulheres, escravos perdedores de guerra, estrangeiros e crianças não tinham esse direito, então depois de um tempo todos puderam votar, a democracia realmente foi aplicada.
Democracia Moderna
Existem várias formas de democracia na atualidade, porém as mais comuns são: direta e indireta.
Na democracia direta, o povo, através de plebiscitos ou consultas populares, pode decidir diretamente sobre assuntos políticos ou administrativos de sua cidade, estado ou país. Não existem intermediários (deputados, senadores, vereadores). Esta forma não é muito comum na atualidade.
Na democracia indireta, o povo também participa, porém através do voto, elegendo seus representantes (deputados, senadores, vereadores) que tomam decisões em novo daqueles que os elegeram. Esta forma também é conhecida como democracia representativa.
DEMOCRACIA NO BRASIL
O Brasil segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.
No Brasil elege-se os representantes e